MUSEU OLIMPIO BONALD DE BACAMARTE

MUSEU OLIMPIO BONALD DE BACAMARTE
Uma iniciativa da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo - SOBAC. Para ir pra SOBAC, no www.bacamarteempernambuco.blospot.com , clic na imagem acima

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

BACAMARTE, MUSEU ITINERANTE

Dentre as obrigações assumidas pela Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo - SOBAC - com a Secretaria de Cultura do Cabo de Santo Agostinho, a partir da assinatura de um Termo de Fomento, está a de visitas periódicas do MOBBAC às escolas, a fim de divulgar o espaço do museu, bem como repassar, oralmente e com vídeos, a história dos bacamarteiros.
No dia 25 de setembro o programa rompeu as barreiras municipais e foi se juntar ao projeto Outras Palavras, coordenado por Andréia Mota, sobrinha-neta da poeta cabense Celina de Holanda, em Barreiros, patrocinado pelo Governo do Estado de Pernambuco e realizado pela Coordenação de Literatura do estado, que tem a frente o escritor Roberto Azoubel.
Mais de mil jovens estudantes do EREM Central de Barreiros assistiram a uma entrevista com o poeta Enoo Miranda, vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura e do comandante da SOBAC, Ivan Marinho - vencedor do Prêmo Patativa do Assaré e do Prêmio Selma do Coco de Culturas Populares, ambo do Ministério da Cultura - que, expondo um rico conteúdo de suas pesquisas e vivências com o bacamarte, suscitou na juventude um forte interesse em visitar o MOBBAC.


As visitas às escolas por representações da SOBAC já renderam cerca de 400 visitas, em dois meses, ao Museu Olimpio Bonald de Bacamarte.



O Museu Itinerante foi conversar com crianças da Escola Ilana Cavalcanti, no bairro da Cohab, no CEI de Ponte dos Carvalhos, na Colégio Mario de Andrade e no Colégio Cognição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário