MUSEU OLIMPIO BONALD DE BACAMARTE

MUSEU OLIMPIO BONALD DE BACAMARTE
Uma iniciativa da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo - SOBAC. Para ir pra SOBAC, no www.bacamarteempernambuco.blospot.com , clic na imagem acima

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

MUSEU OLIMPIO BONALD DE BACAMARTE DE PORTAS ABERTAS

 Foto:Gabriel Marinho

No dia 9 de agosto de 2019, foram reabertas as portas do MOBBAC, fechado um período para remodelação e acréscimo de fotos e objetos.
A reabertura que iniciou com filmagem da música Tiro de Bacamarte, composição de Ivan Marinho e Maciel Melo, com a presença do compositor de Caboclo Sonhador e do gerente de cultura, Abidoral, e se prolongou pela noite com a participação das bandas de pífanos Zabumba do Mestre Chimba e Pífados da Abelha, além do violonista Zeca Pastori, correspondendo aos objetivos do museu comunitário, que se quer vivo, em movimento: "Atendendo a esta intenção, o MOBBAC sai de suas quatro paredes tornando-se memória em movimento quando dos Encontros Zé da Banha de Bacamarte, momento no qual são revividas as jornadas do bacamartismo", esclarece o mestre Ivan Marinho.
                                                                                              Foto Gabriel Marinho

Graças a celebração do Termo de Fomento pela Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Cultura (Secretário Moshe Caminha), o MOBBAC, com mais estrutura, passou a funcionar das quartas-feiras aos domingos, sendo de 9 às 12 horas e de 13 às 16 horas de quarta a sábado e de 8 às 12 horas no domingo. O espaço oferece, também, oficina de pífanos com o mestre Joan e de Canto Coral com Miquéias Vinícios. + info pelo 9.9750-3564.
A mediação das mostras é feitas por brincantes do bacamarte e as escolas municipais serão contatadas in loco para o agendamento das visitas. Pro público em geral as portas estarão abertas independente de agendamento.
                                                                                                                                                                                 Foto: Gabriel Marinho


Além da presença da gerente de turismo do Cabo, Tarciana Gusmão, cerca de cento e cinquenta pessoas visitaram o Museu em sua reabertura, quando foram entregues Medalhas do Mérito Bacamarteiro aos advogados Tadeu Anjos e Maricleiton Vieira, ao engenheiro civil André Leal, ao vereador Ricardinho e a gerente de turismo Tarciana Gusmão, pelos apoios e incentivos à SOBAC.

2 comentários: