MUSEU OLIMPIO BONALD DE BACAMARTE

MUSEU OLIMPIO BONALD DE BACAMARTE
Uma iniciativa da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo - SOBAC. Para ir pra SOBAC, no www.bacamarteempernambuco.blospot.com , clic na imagem acima

sábado, 16 de novembro de 2019

A SOCIEDADE DOS BACAMARTEIROS DO CABO, CONVIDA PARA A SEMANA DE PALESTRAS

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, sempre às 19 horas, acontecerá, no Museu Olimpio Bonald de Bacamarte, Centro do cabo de Santo Agostinho, a Semana de Paletras do MOBBAC.


O museu comunitário, que, para além de seu acervo iconográfico e de objetos, se propõe a realizar atividades remanescentes, como oficinas de canto regional e pífanos, tem sido um marco na cidade, por trazer palestras inusitadas, como as que acontecerão esta semana e que explorarão temas políticos e culturais.

A pauta, que convida a todos à participação, será a seguinte:

27/11 (quarta-feira), 19h- O Anarquismo – com Ivan Marinho

28/11 (quinta-feira), 19h- O Frevo na Ponta da Língua – Com Maria Flor

29/11 (sexta-feira), 19h- Marighella: Poesia e Luta – com Rosa Bezerra, José Emilson e José Calixtrato (estes dois, ex-presos políticos).



O MOBBAC situa-se à Rua Vigário João Batista, 157, Centro, Cabo de Santo Agostinho.
Contato pelo; 9.9451-9085.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

MUSEU DO BACAMARTE VAI AONDE OS JOVENS ESTÃO


Museu Olimpio Bonald de Bacamarte - MOBBAC - leva introdução à memória do bacamartismo às escolas do litoral sul de Pernambuco. A ação é coordenada pelo presidente e mestre da SOBAC Ivan Marinho, e consiste em esbouçar o histórico de criação, de desenvolvimento estético e de manifestação atual do folguedo. As passagens do Prof. Ivan nas escolas responde, também, à estratégia de divulgar e agendar visitas ao MOBBAC. O resultado é que, em dois meses de ação, mais de mil jovens e crianças interagiram com a cultura do bacamarte e mais de 400 visitaram o Museu in loco.

Hoje a visita foi no Colégio e Curso Master Júnior, no distrito de Ponte dos Carvalhos, a convite do professor de história e venerável mestre Maçom da Loja Forte Castelo do Mar, João Bernardo.
As perguntas recorrentes são sobre como participar, com qual idade, se existem mulheres bacamarteiras, quais os perigos, quem autoriza, em quais cidades tem bacamarteiros, como se faz a pólvora... Ao final todos querem tocar o bacamarte, sentir seu peso, simular o tiro.
Nas palestras são passadas, também, as normas de segurança e as atividades realizadas pelo MOBBAC, nestas ações atuais, onde a SOBAC tem a parceria do governo municipal do Cabo de Santo Agostinho através de um Termo de Fomento.
O que mais tem surpreendido ao coordenador do projeto, é o interesse indiscriminado e geral das crianças e jovens.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

BACAMARTE, MUSEU ITINERANTE

Dentre as obrigações assumidas pela Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo - SOBAC - com a Secretaria de Cultura do Cabo de Santo Agostinho, a partir da assinatura de um Termo de Fomento, está a de visitas periódicas do MOBBAC às escolas, a fim de divulgar o espaço do museu, bem como repassar, oralmente e com vídeos, a história dos bacamarteiros.
No dia 25 de setembro o programa rompeu as barreiras municipais e foi se juntar ao projeto Outras Palavras, coordenado por Andréia Mota, sobrinha-neta da poeta cabense Celina de Holanda, em Barreiros, patrocinado pelo Governo do Estado de Pernambuco e realizado pela Coordenação de Literatura do estado, que tem a frente o escritor Roberto Azoubel.
Mais de mil jovens estudantes do EREM Central de Barreiros assistiram a uma entrevista com o poeta Enoo Miranda, vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura e do comandante da SOBAC, Ivan Marinho - vencedor do Prêmo Patativa do Assaré e do Prêmio Selma do Coco de Culturas Populares, ambo do Ministério da Cultura - que, expondo um rico conteúdo de suas pesquisas e vivências com o bacamarte, suscitou na juventude um forte interesse em visitar o MOBBAC.


As visitas às escolas por representações da SOBAC já renderam cerca de 400 visitas, em dois meses, ao Museu Olimpio Bonald de Bacamarte.



O Museu Itinerante foi conversar com crianças da Escola Ilana Cavalcanti, no bairro da Cohab, no CEI de Ponte dos Carvalhos, na Colégio Mario de Andrade e no Colégio Cognição.




segunda-feira, 19 de agosto de 2019

MUSEU OLIMPIO BONALD DE BACAMARTE DE PORTAS ABERTAS

 Foto:Gabriel Marinho

No dia 9 de agosto de 2019, foram reabertas as portas do MOBBAC, fechado um período para remodelação e acréscimo de fotos e objetos.
A reabertura que iniciou com filmagem da música Tiro de Bacamarte, composição de Ivan Marinho e Maciel Melo, com a presença do compositor de Caboclo Sonhador e do gerente de cultura, Abidoral, e se prolongou pela noite com a participação das bandas de pífanos Zabumba do Mestre Chimba e Pífados da Abelha, além do violonista Zeca Pastori, correspondendo aos objetivos do museu comunitário, que se quer vivo, em movimento: "Atendendo a esta intenção, o MOBBAC sai de suas quatro paredes tornando-se memória em movimento quando dos Encontros Zé da Banha de Bacamarte, momento no qual são revividas as jornadas do bacamartismo", esclarece o mestre Ivan Marinho.
                                                                                              Foto Gabriel Marinho

Graças a celebração do Termo de Fomento pela Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Cultura (Secretário Moshe Caminha), o MOBBAC, com mais estrutura, passou a funcionar das quartas-feiras aos domingos, sendo de 9 às 12 horas e de 13 às 16 horas de quarta a sábado e de 8 às 12 horas no domingo. O espaço oferece, também, oficina de pífanos com o mestre Joan e de Canto Coral com Miquéias Vinícios. + info pelo 9.9750-3564.
A mediação das mostras é feitas por brincantes do bacamarte e as escolas municipais serão contatadas in loco para o agendamento das visitas. Pro público em geral as portas estarão abertas independente de agendamento.
                                                                                                                                                                                 Foto: Gabriel Marinho


Além da presença da gerente de turismo do Cabo, Tarciana Gusmão, cerca de cento e cinquenta pessoas visitaram o Museu em sua reabertura, quando foram entregues Medalhas do Mérito Bacamarteiro aos advogados Tadeu Anjos e Maricleiton Vieira, ao engenheiro civil André Leal, ao vereador Ricardinho e a gerente de turismo Tarciana Gusmão, pelos apoios e incentivos à SOBAC.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

REABERTURA DO MUSEU DO BACAMARTE


Dia 8 de agosto, qui ta-feira, às 19h, será reaberto o Museu Olímpio  Bonald de Bacamarte, o MOBBAC, na rua da igreja Matriz no vc vc Centro do Cabo.
O MOBBAC é o único memorial do gênero no país e reúne um acervo iconográfico e de objetos que remonta o final do século XIX e, segundo a gerente de turismo do Cabo de Santo Agostinho, Tarciana Gusmão, por sua importância, o espaço já faz parte da Rota Turística da cidade.
O museu recebeu Menção Honrosa no Prêmio Airton Almeida de Carvalho em 2017, quando a Sociedade dos Bacarmateiros do Cabo - SOBAC -, responsável pelo MOBBAC, recebia o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.
O memorial do bacamartismo fez um acordo de cooperação com a C.E.S.A.R School, do Porto Digital, e está em processo de produção de um tiro virtual que oportunizará a experiência sensorial do tiro através da realidade virtual.
A reabertura do MOBBAC conta com fomento da Prefeitura do Cabo e acumula, segundo Ivan Marinho, coordenador da SOBAC, oficinas de pífanos, percussão e canto coral, "é uma grande oportunidade para a juventude Cabense e um estímulo ao turismo cultural no interior", arremata o mestre Ivan.
A reabertura contará com a participação do violonista Zeca Pastore e das bandas de pífanos Zabumba do Mestre Chimba e Pifados da Abelha.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

SOBAC APRESENTA PROPOSTA DE TIRO VIRTUAL À CESAR SCHOOL

                                                                                               
Segunda, 18 de fevereiro de 2019 representantes da SOBAC, Ivan e Felícia Marinho, apresentaram a proposta de criação do tiro virtual para estudantes da Cesar School, faculdade integrada ao Porto Digital que se dedica à inovação.

Em dia reservado para apresentação de proposta-problema, atendendo à metodologia da Cesar School, a PBL – Problem-Based Learning, a SOBAC  apresentou um resumo do histórico do bacamartismo, contextualizando-o no presente, quando um grupo se torna Patrimônio Vivo de Pernambuco, bem como recebedor de Menção Honrosa no Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho por preservação da memória cultural no estado com o projeto do Museu Olimpio Bonald de Bacamarte - MOBBAC. A proposta pretende contar com o desenvolvimento tecnológico de um tiro virtual de bacamarte, a fim de emprestar ao MOBBAC um espaço sensorial que atraia a juventude e, consequentemente, garanta a preservação do folguedo que escreve com sua originalidade parte significativa do cromossomo cultural pernambucano.
                                                                                                  Fotos: Gabriel Marinho
Segundo o professor e coordenador de Design e Marketing, Marcello Bressan, a proposta foi recebida com entusiasmo pela juventude universitária e tem grande possibilidade de ser acatada pelos grupos de pesquisa da Cesar School.
Para Ivan Marinho, presidente da SOBAC e da Fedreação dos Bacamarteiros de Pernambuco, o projeto seria um alavancador do interesse da juventude pelo folguedo e faria do Museu Olimpio Bonald de Bacamarte, um espaço turístico inusitado na cidade do Cabo de Santo Agostinho.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

TIRO VIRTUAL DE BACAMARTE


Em reunião com Marcello Bressan, professor e analista de marketing da Cesar School, iniciativa do CESAR CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE, faculdade integrada ao Porto Digital, a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo, representante do Museu Olimpio Bonald de Bacamarte - MOBBAC -, apresentou sugestão de criação de um programa para realização virtual do tiro de bacamarte, a fim de qualificar tecnicamente o MOBBAC atraíndo, principalmente, a juventude, atendendo ao propósito de repasse cultural do bacamartismo às futuras gerações.
O professor demonstrou interesse pela sugestão, pautando a proposta para, em breve, participar de um processo de seleção que, caso aprovada, será levada às salas de aulas como desafio de projeto para os estudantes que, por consequência, sendo um acordo de cooperação, não apresentará ônus para este Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Concretizando-se o projeto que, após conclusão buscará fontes de financiamento para executá-lo, o Museu Olimpio Bonald de Bacamarte contará com uma sala sensorial que, por certo, o transformará num atrativo ainda mais significativo para o turismo no Cabo de Santo Agostinho.