Museu Olimpio Bonald de Bacamarte - MOBBAC - leva introdução à memória do bacamartismo às escolas do litoral sul de Pernambuco. A ação é coordenada pelo presidente e mestre da SOBAC Ivan Marinho, e consiste em esbouçar o histórico de criação, de desenvolvimento estético e de manifestação atual do folguedo. As passagens do Prof. Ivan nas escolas responde, também, à estratégia de divulgar e agendar visitas ao MOBBAC. O resultado é que, em dois meses de ação, mais de mil jovens e crianças interagiram com a cultura do bacamarte e mais de 400 visitaram o Museu in loco.
Hoje a visita foi no Colégio e Curso Master Júnior, no distrito de Ponte dos Carvalhos, a convite do professor de história e venerável mestre Maçom da Loja Forte Castelo do Mar, João Bernardo.
As perguntas recorrentes são sobre como participar, com qual idade, se existem mulheres bacamarteiras, quais os perigos, quem autoriza, em quais cidades tem bacamarteiros, como se faz a pólvora... Ao final todos querem tocar o bacamarte, sentir seu peso, simular o tiro.
Nas palestras são passadas, também, as normas de segurança e as atividades realizadas pelo MOBBAC, nestas ações atuais, onde a SOBAC tem a parceria do governo municipal do Cabo de Santo Agostinho através de um Termo de Fomento.
O que mais tem surpreendido ao coordenador do projeto, é o interesse indiscriminado e geral das crianças e jovens.